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A importância da respiração para uma vida saudável

13/03/2017 22:39

Uma boa respiração traz muitos benefícios para a saúde, aprenda técnica de apenas 3 minutos que ajudará a ter uma vida mais tranquila.

Nós somos a respiração que inspira e expira, e isso vale para nossa vida. Uma vida em equilíbrio requer sabedoria para saber reter e deixar ir aquilo que não nos faz bem. É difícil alcançar este equilíbrio na  vida diária, mas a antiga técnica do controle de respiração, o Pranayama, pode ser de grande ajuda.

“Prana” significa força vital e “Yama” é o controle dessa energia, é uma palavra em sânscrito e sua prática é milenar. Hoje esta técnica é praticada junto com exercícios de Yoga como forma de desestressar a mente, liberar as tensões acumuladas e a fadiga.

A maior parte de nós respira sem sequer observar que isso acontece, a arte de parar e observar sua própria respiração fará com que você também tenha esta consciência com sua vida.

Vantagens da respiração consciente:

Portanto, a maneira mais rápida de nos trazer para o momento presente, normalizando as condições de calma e tranquilidade do nosso corpo físico é parando alguns minutos por dia para praticar o Pranayama.

Existem inúmeros Pranayamas com diferentes objetivos: esfriar o corpo, aquecer o corpo, liberar a ansiedade, para se energizar, dentre tantos outros. Vou ensinar uma técnica simples que você poderá fazer em qualquer lugar por quanto tempo desejar. Comece fazendo 3X por dia durante 1 minuto e vá aumentando aos poucos.

Pranayama simples:

  1. Com o dedo anelar da mão direita feche a narina esquerda para que inale o ar somente pela narina direita, até encher os pulmões;
  2. Feche agora também a narina direita, usando o polegar. Retenha o ar por alguns segundos;
  3. Abra agora a narina esquerda e comece a exalar o ar lentamente por essa narina;
  4. Esvaziando os pulmões, comece a inalar agora somente pela narina esquerda, lentamente. Quando os pulmões estiverem cheios, feche ambas as narinas;
  5. Retenha o ar nos pulmões por alguns segundos;
  6. Abra a narina direita e comece a exalar o ar lentamente, até esvaziar os pulmões.
Foto: Divulgaçãoprana_respiração

O que você deve observar?

Observe por qual narina você tem mais dificuldade de respirar. Para uma compreensão básica, vou pegar o sol e a lua como exemplo, onde o lado direito é solar e o esquerdo é lunar. Trabalhando em coordenação transversal, o lado esquerdo do corpo está ligado ao hemisfério direito do cérebro e vice-versa. O lado esquerdo do cérebro está relacionado a parte lógica, sequencial, analítica, objetiva, racional. O lado direito do cérebro é a criatividade, a intuição, subjetividade. Observe qual lado o ar entra com mais dificuldade e tente levar para sua rotina diária situações que favoreçam os pontos que  você esteja mais precisando.

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Namastê!

Fonte: Compartilhando Coisa Boa

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