Em palestra sobre resíduos sólidos foi realizada em Paulistana


Vários prefeitos do Vale do Itaim estiveram reunidos na Câmara Municipal de Paulistana – PI na tarde de ontem (23/01) com o Prefeito de Paulistana Osvaldo da Abelha Branca e com representante do Instituto de Saneamento Básico do Piauí – ISBPI para discutir o destino dos resíduos sólidos dos municípios da região durante uma palestra de iniciativa da empresa privada ACCA Ambiental. A situação é delicada e não se tem algo definitivo. Mas é um tema atual no Brasil e precisa continuar sendo abordado.

Estiveram presentes diversos prefeitos, entre eles, O prefeito de Queimada Nova Gilmar Macedo, o Prefeito de Acauã Molão, o Prefeito de Jacobina do Piauí Vanderlei Carvalho, o Prefeito de Betânia do Piauí Josivan Coelho, Diogo Janes e outros mais.
A preocupação com os resíduos sólidos é um assunto atual, e também de alguns anos passados, desde que foi fortalecida a exigência prevista em Lei para o fim dos lixões e um destino aproveitável dos resíduos sólidos. Estes que com o tratamento passa a ter um destino econômico e até gerando energia. Sobre o assunto existe prazos dados aos municípios para resolver a situação, o fim dos lixões.
VÍDEO:
Ver essa foto no Instagram
No vídeo o Prefeito de Queimada Nova Gilmar Macedo fala sobre a distância que teria que trazer o lixo do seu município até a usina biomecânica que ficaria em Paulistana.
Na palestra teve um ar de algo muito complexo, o fato é que a solução para o problema exige muitos investimentos financeiros e os Prefeitos acham algo difícil para as Prefeituras suportarem. Mas eles reconhecem a importância da situação abordada, porque a Lei exige o fim dos lixões para melhoria do Meio Ambiente. Ficando claro que a palestra de ontem (23/01) foi só um início de uma longa discussão.

A empresa ACCA Ambiental a todo momento mostrou a viabilidade, segundo seus argumentos, para implantar juntos aos municípios a ideia. Mas os Prefeitos querem apoio do Governo Estadual, por que eles acham mais viável se tiverem apoio do Estado e da União. Esse apoio seria com recursos financeiros para a implantação do projeto, que nele prevê a implantação de uma usina biomecânica.







Comente e compartilhe