Acadêmico Reginaldo Miranda é condecorado com a comenda da Ordem Estadual Valério Coelho Rodrigues
Autoridades e descendentes de Valério Coelho Rodrigues reuniram-se no último sábado (2/9), no município de Paulistana, para celebrar os 310 anos do patriarca.
Valério Coelho Rodrigues, colonizador português, chegou ao Piauí por volta de 1735, ou pouco antes, fundando diversas fazendas, inclusive aquela que deu origem à cidade de Paulistana.
Foi o segundo encontro da família Coelho Rodrigues. O primeiro ocorreu em 2013, por ocasião dos 300 anos de nascimento do colonizador lusitano.
O encontro foi organizado pela Associação dos Descendentes de Valério Coelho (ADVC), tendo à frente Josinaldo Miguel de Sousa, Ivonete Paixão e o coronel José Carmoberto Moreira de Sousa, entre outros. A associação concedeu a alguns dos presentes diplomas de sócio benemérito e sócio honorário.
O governador em exercício, Themístocles Filho, condecorou diversas pessoas com a comenda da Ordem Estadual Valério Coelho Rodrigues, instituída pelo decreto n.º 15.311, de 19 de agosto de 2013, para agraciar aqueles que se destacaram por relevantes serviços prestados ao Estado do Piauí.
Entre os agraciados está o advogado e escritor Reginaldo Miranda, ex-presidente da Academia Piauiense de Letras. Ele é um dos mais respeitados pesquisadores da história piauiense e tem dado grande contribuição para a reconstituição da biografia e descendência do português Valério Coelho Rodrigues, tendo publicado diversos artigos a esse respeito. É também descendente daquele patriarca do sertão.
Da Redação
Comente e compartilhe